Era o final da manhã do dia 13 de Novembro de 2011, quando a viúva Elisa Larkin, segurando as cinzas de Abdias Nascimento, começou a cantar a ‘Oração de Mãe Menininha’, composta por Dorival Caymmi, na década de 70. Militantes de várias regiões do Brasil, África e Estados Unidos, estiveram juntos na Serra da Barriga, no estado de Alagoas.

A ministra Luiza Bairros, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR), esteve na cerimônia inter-religiosa representando a presidente Dilma Rousseff, comentou que “essa iniciativa recoloca Palmares no centro da resistência no Brasil. Do ponto de vista do enfrentamento ao racismo, Abdias foi um militante que, já nos anos 40, antecipou todas as questões importantes sobre a situação da população negras neste país e, de certa forma, traçou naquela época a pauta a ser desenvolvida pelo movimento negro que nasceu a partir da década de 70”.

Amigos, parentes e admiradores se reuniram para concretizar o desejo de Abdias do Nascimento, que faleceu em 23 de Maio de 2011, aos 97 anos. Ele pediu para que as cinzas de seu corpo fossem depositadas no local que hoje é patrimônio histórico, arqueológico, etnográfico e paisagístico. A Serra da Barriga, localizada no Município de União dos Palmares, é um local representativo para a história da negritude, pois foi o lugar em que viveu o líder e herói nacional, Zumbi dos Palmares.

Para Karine Limeira, que representou o governo da Bahia, “a luta por uma sociedade mais igual precisa ter como norte a contribuição política e social desse representativo líder negro, afinal, Abdias foi e é uma referência mundial no que diz respeito às ações afirmativas em prol da igualdade racial”.

A batida do Ilê Aiyê deu o tom de alegria ao evento, que foi realizado em parceria pelos governos de Alagoas e da Bahia, este por meio das secretarias de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), da Educação (Sec), de Cultura (Secult) e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Seis ônibus saíram de Salvador e levaram uma parte significativa de representantes da Bahia. Mais de 200 pessoas enfrentaram cerca de 9h de viagem para participar da cerimônia.