Os municípios das microrregiões de Campo Formoso, Euclides da Cunha e Uibaí estão sendo beneficiados com as ações de oftalmologia do programa ‘Saúde em Movimento’. As consultas e a triagem começaram quinta-feira passada (5), tendo como público-alvo pessoas com idade acima de 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular. Os pacientes são submetidos a uma consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, passarão por cirurgia. A clientela ainda receberá o colírio que deverá ser utilizado nos primeiros 15 dias do pós-operatório.

Governador em Campo Formoso

Neste domingo (8), a partir das 9h30, o governador Jaques Wagner estará em Campo Formoso, onde os cidadãos dos nove municípios da microrregião serão atendidos no Posto de Saúde Dr. Paulo Sodré, localizado no Centro da cidade. Para esta etapa, serão disponibilizadas 5 mil consultas e 1 mil cirurgias de catarata. A definição de Campo Formoso faz parte de uma parceria firmada entre a Sesab e a Prefeitura Municipal. As cirurgias começaram neste sábado (7) e prosseguem até esta quarta-feira (11).

Secretário em Euclides da Cunha

Nesta segunda-feira (9), o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, vai a Euclides da Cunha, onde a clientela dos 20 municípios da microrregião pode procurar o Centro Educacional José Aras, no Centro, que foi adequado para triagem/consultas, ficando o Centro Médico Diagnóstico como referência para realizar os procedimentos cirúrgicos. Foram disponibilizadas 7 mil consultas e 2.160 cirurgias de catarata. As consultas/triagem vão até esta quarta-feira (11) e as cirurgias, iniciadas neste sábado (7), prosseguem até esta sexta-feira (13).

Uibaí

Sete mil consultas e 2.050 cirurgias de catarata foram disponibilizadas para os 19 municípios da microrregião de Uibaí. O local para atendimento da população é a Unidade de Saúde da Família – PSF 1, localizada no Centro, ficando o hospital municipal como referência para a realização dos procedimentos cirúrgicos. As consultas/triagem vão até esta quarta-feira (11), já as cirurgias de catarata começaram neste sábado (7) e serão encerradas na próxima sexta-feira (13).

O Saúde em Movimento, estratégia iniciada em outubro de 2009 pelo Governo da Bahia, através da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), tem como objetivo levar ações de saúde as diversas regiões do interior do estado, necessitadas desse tipo de atendimento. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas regiões  onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda.