O Governo da Bahia cumpre, na próxima semana, a última etapa do apoio à implantação do modelo do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) na República Dominicana. Técnicos da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) participam, de 6 a 10 deste mês, de reuniões e visitas ao primeiro posto que se encontra em fase de teste na capital Santo Domingo.

A equipe do SAC foi responsável pela transferência de conhecimento para os técnicos dominicanos, e agora realiza o acompanhamento e avaliação da implantação do Centro de Atendimento no país. O Centro de Atendimento Presencial para o Cidadão, semelhante à Rede SAC, levou o nome de Punto GOB.

O posto, localizado em um shopping de grande circulação no centro de Santo Domingo, o Megacentro, já conta com os serviços de emissão de antecedentes criminais, carteira de motorista, além de correios e seguridade social. Os cidadãos também podem efetuar denúncias de furtos e roubos, receber benefícios do programa de ajuda social do governo e fazer reclamações relativas ao sistema elétrico, dentre outros serviços.

O trabalho fez parte do acordo de cooperação técnica assinado pelos dominicanos com o Governo da Bahia para a transferência de tecnologia e instalação de um modelo semelhante à Rede SAC no país caribenho. O Punto GOB é gerenciado pela Optic, empresa federal de tecnologia da informação da República Dominicana.

Acordo 

Executada pela Saeb, a transferência de tecnologia da Rede SAC contou com a coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e do Ministério da Economia, Planejamento e Desenvolvimento (MEPyD) do governo da República Dominicana, além do apoio do Centro Internacional de Inovação e Intercâmbio em Administração Pública (Ciiiap). O acordo foi assinado no mês de outubro 2010 e é resultado de visitas de representantes do governo da República Dominicana à Bahia, em 2007 e 2010.