A carta ‘dama de ouros’ do Baralho dos Procurados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Luiz Cláudio Dacttes Magalhães, o ‘Dinho’ ou ‘Baixo’, que vinha sendo procurado pela participação na tentativa de latrocínio contra o músico Paulo Perrone, foi preso, no início da tarde desta terça-feira (28), no bairro de Cajazeiras VII, por uma equipe da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR). Uma denúncia levou os policiais até o criminoso.

Desde a criação do Baralho da SSP, em junho de 2011, 37 foragidos da Justiça já foram tirados de circulação, resultando numa média de quatro prisões por mês. Tendo assumido a ‘dama de ouros’, em agosto do ano passado, logo após a prisão de ‘Paulo Escopeta’, ‘Baixo’ é o primeiro integrante da coleção a ser preso em 2012. Desde o lançamento do baralho, três procurados morreram em confronto, um deles, o ‘dez de ouros’, no início deste ano, em Brumado.

Luiz Cláudio era o ‘olheiro’ de uma quadrilha especializada em assaltos na modalidade ‘saidinha bancária’ e em assaltos a estabelecimentos comerciais, principalmente lojas de eletrodomésticos. A polícia suspeita que o bando tenha praticado mais de 100 ‘saidinhas bancárias’ em Salvador e região metropolitana.

Comparsas 

Em agosto do ano passado, outros três comparsas de ‘Baixo’, Leonardo Bruno dos Santos Santana, o ‘Léo’, 26 anos, apontado como autor do disparo que vitimou o músico, e os irmãos Clécio de Sousa Alves, o ‘Kel’, 24, e Cássio de Sousa Alves, o ‘Cal’, 26, foram apresentados à imprensa durante coletiva realizada no auditório da SSP, no CAB.

‘Baixo’ tinha um mandado de prisão em aberto, expedido pela 8ª Vara Criminal. As investigações sobre o seu paradeiro estavam sendo realizadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). O criminoso deverá ficar custodiado na carceragem do Complexo Policial da Baixa do Fiscal, à disposição da Justiça Criminal.