Investigadores da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, no sudoeste do estado, esclareceram, na quinta-feira (2), a morte do investigador de polícia Luis Bartolomeu de Lima, assassinado em Julho de 2011, por Amilton Caires dos Santos, o “Dez de Ouro” no baralho dos procurados da Secretária da Segurança Pública (SSP).

O investigador foi morto quando participava de uma operação para capturar Amilton e seu irmão gêmeo, o também assaltante Aílton Caires dos Santos. O assaltante era procurado por roubo, formação de quadrilha e estava foragido do Presídio Regional.

Segundo Leonardo Rabelo, coordenador da 20ª Coorpin, a quadrilha do “Dez de Ouro” é apontada como responsável por diversos assaltos e homicídios nas cidades de Iramaia, Barra da Estiva, Ibicoara e Contendas do Sincorá, e estava sendo investigada há mais de seis meses.

Mandados de prisão

A polícia montou uma operação, em parceira com o Grupo de Apoio Tático (GAT) da Polícia Civil, com a 32ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e com a Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Sudoeste–Caesg), para cumprir três mandados de prisão expedidos contra os gêmeos e o pai deles, Eulálio Rodrigues dos Santos.

Os policiais realizaram buscas na zona rural e locais de difícil acesso, nos municípios de Iramaia e Barra da Estiva, usados como base para o acampamento de seis integrantes da quadrilha dos irmãos. Ao perceberem a chegada da polícia, os assaltantes iniciaram uma troca de tiros e, no confronto, os bandidos foram atingidos e não resistiram aos ferimentos.

Amilton Santos Caíres, Ailton Santos Caíres, Eulálio Rodrigues Santos, Dielson Pereira da Silva e mais dois integrantes do bando, conhecidos como ‘Amauri’ e ‘Bacia’, morreram na troca de tiros.

Doze armas, entre revólveres calibre 38, espingardas calibre 12, rifles e carabinas de fabricação caseira, foram apreendidos na operação. Um explosivo de fabricação caseira também foi encontrado com os assaltantes. Todo o armamento utilizado pela quadrilha será encaminhado à Perícia Técnica.