O delegado Luís Filgueiras, titular da Delegacia Territorial (DT) de Teodoro Sampaio, já solicitou as imagens do circuito interno de vigilância da agência bancária, onde houve uma tentativa de furto, na madrugada desta quinta-feira (2), no centro do município. A perícia técnica esteve no local para coletar vestígios que ajudem a quantificar e identificar os bandidos participantes do ataque.

Com o auxílio de um maçarico, os ladrões tentaram violar um caixa eletrônico, mas a falta de habilidade no manuseio do equipamento acabou incendiando a agência, que ficou parcialmente destruída. Forrado com placas de isopor, o teto do imóvel foi atingido por faíscas, dando início ao fogo, debelado com a intervenção de moradores, que viram as chamas se propagarem e foram ao local.

Durante a manhã, o delegado de Teodoro Sampaio ouviu o gerente da agência. Outros funcionários do banco serão convocados a depor, uma vez que há relatos de vizinhos da agência de que pessoas estranhas estiveram observando a agência no dia anterior.

Segundo Luís Filgueiras, os ladrões não conseguiram levar dinheiro dos caixas eletrônicos e fugiram do local no momento em que as chamas ganhavam proporção e ficavam fora de controle.

Ibirataia

No município Ibirataia, a 328 quilômetros de Salvador, peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) estiveram, na manhã desta quinta, na agência bancária local, incendiada por assaltantes durante a madrugada. O titular da delegacia local, delegado Jeferson Almeida, também já solicitou imagens do circuito interno de segurança do banco e aguarda apenas o retorno do gerente, que está em Salvador a serviço, para ter acesso às imagens.

A polícia apurou que um homem bem vestido esteve na agência bancária atacada, na tarde de quarta-feira (1), e teria observado a movimentação no local. Os assaltantes teriam incendiado a agência depois de violar os caixas eletrônicos, com o uso de maçaricos, e não encontrar dinheiro. “Estamos aguardando a análise das imagens e o trabalho da perícia para confirmar essas hipóteses”, explicou Jeferson Almeida.

Na capital 

Em Salvador, a Polícia Civil também já solicitou as imagens das quatro agências que tiveram as portas de vidro quebradas por ato de vandalismo, na madrugada desta quinta. As agências do Porto Seco Pirajá, Liberdade, Iapi e Barros Reis foram atingidas por disparos de arma de fogo, deflagradas por homens a bordo de um veículo de passeio ainda não identificado.

Segundo investigadores de unidades especializadas que estiveram no local, os caixas eletrônicos da agência não eram o alvo dos criminosos, que pretendiam apenas criar pânico. Apesar da ação não ser caracterizada como um crime contra o patrimônio, a polícia está apurando as ocorrências para identificar os autores. Testemunhas que disseram a policiais ter presenciado os ataques serão convocadas a prestar depoimentos. Além das imagens solicitadas, os laudos da perícia de projéteis e cartuchos encontrados no local também farão parte das investigações.