O assaltante Delvan Pereira Silva Filho, que atacou a produtora Paula Lavigne, no Pelourinho, em 17 de janeiro deste ano, já está custodiado no Presídio de Salvador, depois de ser novamente preso, na quarta-feira (1º), praticando mais um roubo na região. Ele chegou a ser preso por policiais militares, minutos após roubar a produtora, e encaminhado à Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur). Como a vítima não compareceu à unidade policial para registrar queixa, o ladrão acabou sendo liberado na manhã seguinte.

Segundo informou a delegada titular, Christiane Xavier, que no dia do roubo estava na Deltur coordenando o Plantão Metropolitano, Delvan foi apresentado na unidade especializada por uma guarnição da Polícia Militar, inclusive com a corrente que teria sido retirada do pescoço da produtora. “Delvan foi mantido sob custódia durante toda a noite, mas a vítima não procurou a delegacia. Como não havia possibilidade de comprovar a materialidade do crime, não foi lavrado flagrante e o assaltante acabou sendo liberado”.

A delegada orienta que as vítimas sempre devem procurar uma unidade policial para registrar queixa de roubo. “Sem o registro, a polícia não tem como iniciar uma investigação e adotar as providências cabíveis”. A corrente roubada de Paula Lavigne, recuperada pela polícia militar no dia do assalto, está na unidade policial à disposição da produtora.

Por não ter apresentando nenhum documento de identidade, na ocasião da primeira prisão, Delvan foi encaminhado para identificação criminal no Departamento de Polícia Técnica (DPT). A polícia desconfia que ele tenha fornecido um nome falso e, se isso ficar comprovado, o assaltante irá responder também por falsidade ideológica. Ele foi autuado por roubo qualificado.