Tema constante na agenda do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), a solidariedade volta ao Largo Pedro Archanjo por meio do projeto ‘Seja Você um Sambista Solidário’, neste domingo (22), às 14h.

O movimento musical, que promove a ação via samba, comemora também o aniversário de oito anos da iniciativa. “Estamos no Pelourinho há dois anos, e isso significa criar uma identidade e centralizar as ações do nosso projeto, dando mais visibilidade às nossas práticas”, explica o coordenador da ação, Natan Azevedo.

O projeto, que já circulou por diversos bairros, hoje ocorre exclusivamente no Pelourinho e, nesta edição, o público poderá trocar uma camisa por um pacote de fraldas geriátricas que serão doadas ao Abrigo de Idosos de Salvador. O movimento já beneficiou, com doações, o Hospital Martagão Gesteira e o Centro Espírita Maria Dolores.

Responsabilidade social

O CCPI já fez doações ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), ao Projeto Peito Aberto do Araketu, e ao lar para crianças Luz do Amanhã, da Cidade da Luz. A atividade fortalece a intenção da instituição no sentido de resgatar o samba e ao mesmo tempo contribuir com ações de responsabilidade social.

Por intermédio do Programa Pelourinho Cultural, o CCPI busca dinamizar as ações culturais no Centro Histórico e incentivar também a produção local, promovendo eventos realizados pela comunidade. Toda a agenda de atrações do programa tem acesso gratuito ou a preços populares.