Os servidores aposentados oriundos da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz) que ainda não efetuaram o recadastramento devem regularizar a situação até o dia 19 deste mês. A ação de recadastramento pretende atualizar os dados dos inativos e coibir fraudes e pagamentos irregulares. No total, 62 servidores ainda não se recadastraram e correm o risco de terem o benefício suspenso.

A primeira etapa do recadastramento teve início no dia 1º de fevereiro, com prazo inicial até o dia 31 de março, mas no dia 4 deste mês o Governo da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado um edital de notificação com a prorrogação do prazo por mais 15 dias.

Segundo informações da Superintendência da Previdência Estadual (Suprev), órgão vinculado à Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), para regularizar a situação o servidor inativo deve procurar uma das 38 unidades descentralizadas da Previdência Estadual, localizadas na sede na Suprev (Brotascenter), unidades do SAC na capital e interior, e nos 13 pontos Cidadão apresentando carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o último contracheque.

Procuração 

Caso o aposentado esteja acometido de doença grave, impossibilitado de se locomover ou ausente do domicílio, o recadastramento poderá ser realizado por meio de procuração por instrumento público ou mediante formulário de representação disponibilizado pela Previdência Estadual. Já os casos de falecimento deverão ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor, mediante a apresentação da respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades descentralizadas de atendimento.

O endereço da Previdência Estadual em Salvador, das unidades dos Centros de Atendimento Previdenciário (Ceprev) e dos Pontos Cidadão, além da lista de documentos exigidos e dos órgãos convocados estão no Portal do Servidor. A lista completa com os nomes de cada servidor fazendário que ainda precisa efetuar o cadastramento está no site da Secretaria da Fazenda.