A experiência da Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE) será apresentada no seminário ‘O papel da Ouvidoria Pública na consolidação da Democracia Participativa’, nesta quarta (11) e quinta-feira (12), em Brasília. O evento, organizado pela Associação Nacional de Ouvidores Públicos (ANOP), pretende reunir ouvidores de todo país no debate acerca dos desafios e oportunidades para as ouvidorias.

Na avaliação do ouvidor-geral da Bahia, Jones Carvalho, a participação da OGE solidifica a referência da Bahia no funcionamento e estruturação de ouvidoria no país. “Temos parcerias com diversos estados, prefeituras e outras instituições, que utilizam o nosso sistema de Ouvidoria e adotam o nosso modelo de funcionamento em rede para operacionalizar suas respectivas unidades”, explica Carvalho, que participa, quinta-feira, do painel ‘Ouvidoria Pública: um instrumento de gestão’.

Os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, 14 prefeituras do Brasil e a Câmara de Vereadores de Salvador assinaram Acordo de Cooperação Técnica com a Ouvidoria Geral do Estado. Fora firmada parceria também com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA, CREA-MT, CREA-RS e com a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República