O Serviço Social do Centro de Oncologia do Hospital Regional de Juazeiro (gestão IMIP – Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira) está realizando uma série de atividades sócioeducativas com seus pacientes, dentro da programação alusiva ao Dia Mundial do Câncer, comemorado no dia 8 de abril. A atividade tem como objetivo apresentar esclarecimentos sobre a prevenção do câncer e informar aos pacientes sobre os principais direitos que lhes são garantidos por lei. A ação está sendo desenvolvida ao longo de todo o mês de abril – duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, na sala de espera do Ambulatório de Oncologia.

Cada encontro dura em média 20 minutos e trabalha temas como Auxílio-doença, Isenção de IPTU, Aposentadoria por Invalidez, Benefício de Prestação Continuada e Tratamento Fora de Domicílio, dentre outros. De acordo com a assistente social do Centro de Oncologia do HRJ, Jeane Alves da Silva, o projeto tem se revelado uma importante ferramenta de esclarecimento aos pacientes, que costumam participar fazendo comentários e tirando dúvidas. No último encontro, o tema trabalhado foi o ‘Tratamento Fora de Domicílio’. "Como nós temos muitos pacientes de outros municípios, achamos que esse seria um assunto interessante de ser abordado”, afirma Jeane.

Segundo ela, o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é um instrumento legal que visa garantir, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), uma ajuda de custo ao paciente (e, em alguns casos, também ao acompanhante) que é encaminhado por ordem médica para tratamento em unidades de saúde fora de sua localidade de residência. “O benefício é concedido no período do tratamento, desde que haja possibilidade de cura total ou parcial", conclui.