Aos 32 anos, Leonardo Machado dos Santos, morador do bairro da Mata Escura, está ansioso para o mais novo desafio da sua vida – começar a trabalhar como operador de telemaketing. Ele é um dos 330 trabalhadores da capital baiana capacitados pelo programa Qualifica Bahia, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Coordenação de Educação para o Trabalho das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA).

“No momento em que eu estava fazendo o curso tive a oportunidade de participar da seleção de uma empresa. Coloquei em prática o que já tinha aprendido e foi proveitoso, porque fui contratado”, afirmou Leonardo, que deve iniciar as atividades na próxima semana.

A entrega dos certificados foi realizada na manhã desta terça-feira (17), no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. Também foram ensinadas técnicas de corte e modelagem de roupas, informática básica, panificação, técnicas de congelamento (de alimentos), camareira, cabeleireiro, pintor de ambientes, agente de higienização de ambientes, técnicas de lavagem e manuseio de roupas, mais o de garçom e recepcionista, ambos com aulas de inglês.

“Ele [o curso] me ensinou meus diretos e deveres como trabalhadora. Eu não conhecia muita coisa. Também aprendi que o inglês não é só uma matéria a mais. Abre muitos horizontes no mercado de trabalho. A Copa [2014] está vindo aí e vai proporcionar muitas vagas de trabalho”, disse Geisa Mary Gomes Santos, 22, moradora do bairro de Canabrava, certificada no curso de recepcionista.

Evasão zero 

Pessoas de todas as idades concluíram a participação nesta etapa do programa que, segundo os organizadores, teve índices de evasão próximos a zero. Com 57 anos, boa parte dedicado a realizar pequenos ajustes em roupas, Rita Coelho, moradora do bairro do Uruguai, acredita que conhecimento nunca é demais. “Há muitos anos que eu venho consertando roupas. Nunca é tarde para aprender e ir em frente. Quanto mais você aprende, mais você vai para frente”.

O Qualifica Bahia é executado com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) e integra a Agenda Bahia do Trabalho Decente. Conforme o secretário em exercício do Trabalho, Elias Dourado, a iniciativa pretende suprir as demandas de diferentes perfis profissionais no mercado de trabalho em todas as regiões da Bahia.

Neste sentido, a secretaria busca apoio de parceiros para mobilizar e identificar tais necessidades. “Para isso, atuamos também com entidades da sociedade civil como igrejas de diferentes denominações, organizações diversas, movimentos sociais e, neste caso, especificamente, numa atuação com as Voluntárias Sociais da Bahia”, explicou Dourado.

Empreendedorismo

Em 2009, quando foi lançado, o Qualifica Bahia capacitou quatro mil trabalhadores. Em 2010, 5.100 baianos e baianas foram preparados para o mercado de trabalho. Ano passado, oito mil pessoas receberam qualificação. A expectativa é que até o final deste ano, mais 14 mil pessoas concluam os cursos oferecidos pelo programa.

Segundo Elias Dourado, “todos os alunos são cadastrados no Sinebahia. Já estamos em negociação com as empresas para que esses trabalhadores possam ter um emprego formal, além de outras formas de atuação como o empreendedorismo”.

Participaram também da entrega dos certificados o coordenador de educação para o trabalho da VSBA, Ackermann Leal, e a diretora operacional Tânia Lessa, representando a primeira-dama e presidente da instituição, Fátima Mendonça.