Abastecimento regular com água de qualidade (potável) para o banho, preparo da comida, entre outros afazeres domésticos. Esta é a atual realidade de 1.610 pessoas que residem no Cinturão Verde, composto por 13 localidades, na zona rural de Barreiras, a 898 quilômetros de Salvador.

Nesta terça-feira (29), o governador Jaques Wagner, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, e de outras autoridades estaduais e municipais, inaugurou o sistema integrado de abastecimento de água no município.

Entre as quinhentas famílias beneficiadas está a da dona de casa Luciene de Oliveira Souza, que vive com o marido e dois filhos na comunidade de Bezerro, onde foi realizado o ato de inauguração, a 21 quilômetros da sede. “Foi ótimo pra nós. A gente estava usando água salgada (salobra), e agora vai usar água doce, água boa”.

Esgotamento sanitário

A obra, executada pela Companhia de Engenharia Ambiental (Cerb), integra o programa estadual Água Para Todos e custou R$ 1,4 milhão ao erário estadual. “Este sistema de água é uma obra fundamental, que promove justiça social para estas comunidades. O Estado também está investindo R$ 90 milhões na implantação de sistema de esgotamento sanitário em toda a cidade de Barreiras”, afirmou Cícero Monteiro.

A água é captada de uma derivação da adutora de água tratada da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), no bairro de Boa Sorte, e conduzida por um sistema adutor, com 22 quilômetros de extensão.

O sistema integrado de abastecimento também inclui duas estações elevatórias de água tratada, uma estação de tratamento com casa de cloração, onde a água é desinfetada, e um reservatório, com capacidade para armazenar 80 metros cúbicos de água, além de 472 ligações domiciliares instaladas.

Segundo o governador, “o programa Água Para Todos, que também inspirou o programa de mesmo nome no governo federal, tem ajudado a resolver o problema da sede na Bahia. Nosso povo não está sofrendo mais com esta seca, que já é a mais severa dos últimos 50 anos, graças a programas como este e o Bolsa Família”.

Localidades beneficiadas

Bezerro