Para atender aos 2.525 moradores de 10 localidades da zona rural do município de Jaguarari, que enfrentam a pior seca dos últimos tempos, a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hícricos da Bahia (Cerb), empresa da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), construiu os sistemas integrados de abastecimento de água, com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão.

A companhia tem se destacado no atendimento às populações carentes do semiárido baiano, principalmente com a perfuração de poços tubulares profundos e a construção e ampliação de sistemas de abastecimento de água.

A Bahia é o estado da Região Nordeste que ocupa a maior área territorial no polígono das secas, onde a carência de recursos hídricos de superfície relaciona-se, essencialmente, com o fator climático, situação agravada agora com a pior seca de quase 40 anos.

Regiões carentes

Para Bento Ribeiro Filho, presidente da Cerb, “a empresa tem cumprido o seu objetivo de levar água de qualidade às regiões mais carentes do estado. Por meio do programa estadual Água para Todos, o governo tem se destacado com as ações permanentes, que vem desenvolvendo na região do semiárido baiano”.

A Cerb também perfurou dois poços tubulares profundos no distrito Catuni da Grota, beneficiando 2.150 moradores das localidades de Diogo, Antas I, Antas II, Lagoa do Mateus, Massaoê, Boca da Mata e Saco, todas na zona rural de Jaguarari, município distante 409 quilômetros de Salvador.

A área faz parte do território de identidade Piemonte Norte do Itapicuru, onde a água é levada por uma adutora com extensão de 2.600 metros até dois reservatórios elevados e três apoiados. A empresa também implantou uma rede de distribuição com 29.130 metros e fez 430 ligações domiciliares.

Nas localidades de Conceição, Morro Branco e Fazendinha, a água é captada do sistema de abastecimento existente em Macambira, originado de um poço de sucção em Serra dos Morgados. Na área, a Cerb implantou 5.616 metros de adutora e construiu um reservatório elevado. Os 375 moradores agora têm água tratada nas torneiras. Para isso, foi instalada uma rede de distribuição de 18.018 metros, atendendo a 101 residências com água encanada.