A garantia de moradia de qualidade e com as características tradicionais das comunidades pesqueiras, quilombolas e indígenas oeste baiano foi o tema central da 5ª Plenária do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária (Planehab), realizada nesta quarta-feira (6), no auditório do Colégio Luis Eduardo Magalhães, em Bom Jesus da Lapa.

O evento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), por meio da Superintendência de Habitação (SH), reuniu representantes de 27 municípios dos Territórios de Identidade Bacia do Rio Corrente e Velho Chico.

“O objetivo do Planehab e da elaboração dos Planos Municipais é levantar as demandas específicas de cada município, além de enfrentar o déficit de habitação, seja no qualitativo ou no quantitativo”, disse a diretora de Planejamento Habitacional da Sedur, Adalva Tonhá. Ela salientou ainda que existem mais de 20 comunidades tradicionais em Bom Jesus da Lapa.

Após mais de 40 anos de pescaria no Rio São Francisco, Reinaldo Souza, com seus 71 anos de idade, já aposentou o anzol, mas não deixou de lutar pelos direitos dos pescadores. Sua militância agora é para assegurar que os trabalhadores que vivem de tirar o sustento do rio tenham acesso a uma casa de qualidade.

“Minha vida era pegar o anzol e a tarrafa e passar o dia ou a noite toda no barco. A vida de pescador é muito sofrida, a gente nunca tem uma moradia certa. Agora, minha luta é para que seja viabilizada a moradia digna para todos aqueles que vivem do que o Velho Chico oferece”, afirmou Reinaldo.

Fundo de pasto

A partir de contribuições como essa, os técnicos da Sedur e do Grupo Técnico de Apoio (GTA), empresa contratada para elaborar o Plano, perceberam a importância de se reservar um capítulo especial no Planehab para as comunidades tradicionais, desde as colônias de pescadores até as de fundo de pasto.

A consultora do GTA, Aida Junqueira, explicou que também foi identificada, nestes territórios, a demanda de uma maior atuação dos conselhos municipais de habitação, de saúde e educação, além de ações de regularização fundiária.