Cerca de 600 famílias serão beneficiadas com um sistema de abastecimento de água que será implantado nas comunidades de Jitirana e Sapecado, localizadas no município de Mulungu do Morro, no Território de Irecê.

O convênio foi firmado nesta semana entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), a Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores de Jitirana e a Associação Comunitária de Sapecado.

O presidente da associação de Jitirana, Moisés Silva Pires, afirmou que “ter água nas nossas casas é a realização do nosso sonho”.

Foi assinado também um convênio que prevê a entrega de uma mecanização agrícola com garagem, beneficiando 160 famílias dos povoados de Salgado, Cortiço, Pedra da Onça e Malhada, da localidade de Carrapato, situada no município de Capela do Alto Alegre.

Para o presidente da associação de Carrapato, Eliovan Santos Pereira, os agricultores estão ansiosos para a chegada do trator. “Hoje o trabalho é feito com tração animal, e com o trator vamos conseguir aumentar a área plantada com um custo muito menor”.

A comunidade de Boa Vista dos Alves, no município de Uauá, também será beneficiada com a entrega de um trator. O convênio foi assinado com a Associação de Desenvolvimento Agropastoril da Fazenda Boa Vista dos Alves.

As obras serão realizadas no âmbito do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR)/Produzir e visam reduzir as desigualdades regionais, criar emprego e renda e melhorar a vida das populações mais pobres. Os recursos são do Banco Mundial (Bird) e do Governo do Estado, e toda a execução é de responsabilidade da CAR.