Salvador sediará, nesta quinta (2) e na sexta-feira (3), o II Seminário Internacional Brasil-Canadá: Questões Urbanas, que terá como objetivo principal analisar os processos de transformação das cidades em metrópoles e de preservação e revitalização de centros históricos. O seminário contará com palestras e debates que serão realizados no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Unifacs, em Amaralina, das 8h às 18h. Os interessados podem obter mais informações e se inscrever pelo email brasil.canada2012@gmail.com.

A iniciativa é uma parceria da Unifacs com a Université Laval, do Canadá, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur) e com o apoio do Instituto de Tecnologia, Educação e Gestão Organizacional (Íntegro).

“No primeiro dia, teremos uma discussão mais ampla, abordando o desenvolvimento das cidades e o processo de metropolização. Já o segundo dia será voltado para casos específicos sobre questões envolvendo a preservação de centros históricos, inclusive apresentando estudos comparativos entre as experiências de Salvador, Rio de Janeiro, Quebec e Montreal”, afirmou a professora Silvia Carreira, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Gestão de Cidades da Unifacs.

Para o coordenador executivo do Codes, Edson Valadares, o evento é de extrema importância já que, além de Salvador, outras cidades baianas estão fortalecendo seus papeis como metrópoles regionais. “Estamos diante do desafio de promover o desenvolvimento das cidades com atenção às condições socioeconômicas e ambientais, evitando o colapso urbano e a baixa qualidade dos serviços prestados à população”, disse.