Cerca de 80% das escolas públicas estaduais voltaram a funcionar, de acordo com dados da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. O movimento de retorno, que era visto apenas nos municípios do interior, também teve início em Salvador e região metropolitana. Das 1.411 escolas que integram a rede estadual de ensino em todo o estado, 1.126 unidades escolares já estão em funcionamento e demonstram que 780 mil estudantes estão tendo aula nas escolas públicas baianas.

O coordenador da Diretoria Regional de Educação (Direc–1B), Sérgio Brachmans, explica que os professores têm sinalizado pelo retorno às aulas. “Estamos tendo resultados positivos. Eles [os professores] entram em contato com a Direc dizendo que querem voltar às escolas. Nós também sempre estamos incentivando o retorno, nos reunimos com os docentes e com os diretores das escolas com esse objetivo”, afirmou Sérgio.

Quadro completo

A Direc–1B é responsável pelo atendimento de 160 unidades de ensino da capital baiana e da região metropolitana. Dessas escolas administradas pela Direc, 54 retornaram as atividades. No Colégio Estadual Renan Baleeiro, localizada no bairro de Águas Claras, em Salvador, o retorno às aulas ocorreu nesta terça-feira (17). Todos os 21 professores efetivos decidiram retomar as atividades e estão preparando a reposição dos dias parados.

“As aulas foram reiniciadas normalmente nos três turnos. Nenhum aluno vai ficar sem aula e estamos convocando todos os estudantes que compareçam. Visamos ao cumprimento dos 200 dias letivos com qualidade”, enfatizou o diretor Mário Zeferino. Na escola funciona ensino fundamental e médio, totalizando 1.107 alunos divididos nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Felizes pelo retorno às aulas, os estudantes prestam atenção em tudo que é ensinado pelos professores. “Estava com saudade da escola. Fico feliz por voltar a estudar, de rever meus professores e colegas. Vou estudar muito mais que antes”, ressaltou o estudante da 5ª série do ensino fundamental, Bruno Martins, 12 anos. A colega de Bruno, Katie Stefane Vieira, 12 anos, também aprovou o retorno às aulas. “Estudar é muito importante e só podemos fazer isso na escola. Em casa a única coisa que eu fazia era ajudar nas tarefas domésticas. Gostei muito de voltar para a escola”, afirmou.

Cumprimento do ano letivo está garantido

Segundo informações da Secretaria da Educação, a maioria das escolas da rede estadual já está cumprindo o calendário escolar aprovado pelos colegiados escolares (eleitos e com a participação das comunidades escolares) e referendado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

“Não existe hipótese de anulação do ano letivo. Algumas escolas sequer pararam suas atividades e em outras a paralisação ocorreu por um curto período de tempo. Todas estas já se encontram cumprindo o calendário de reposição de aulas e outras, inclusive, já fizeram a reposição durante o recesso junino”, afirma o secretário estadual da Educação Osvaldo Barreto.

Para as escolas que ainda permanecem paralisadas, a secretaria também garante o cumprimento do ano letivo. A orientação é que utilize os sábados deste ano e o mês de janeiro de 2013, e, se necessário, o mês de fevereiro para fazer a reposição de aulas.