Durante reunião de balanço realizada nesta terça-feira (31), no auditório da Casa Civil, o Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca discutiu medidas de recuperação da capacidade produtiva dos agricultores familiares da Bahia. A distribuição de ativos, iniciativa da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), foi exposta como uma das ações que fortalecerá a agricultura familiar no estado, especialmente nos 256 municípios atingidos pela estiagem.

Até o momento, 113 mil famílias foram beneficiadas com a distribuição de sementes para o plantio da safra inverno, um investimento de R$ 7,2 milhões, e está prevista para outubro a distribuição de sementes destinadas à safra verão, beneficiando 100 mil famílias.

Outros três projetos compõem o auxílio do estado aos agricultores familiares – doação de kits de produção apícola, melhoramento genético de caprinos e ovinos para o fortalecimento dos rebanhos e a doação de máquinas forrageiras. Ações que somam um montante de R$ 9 milhões.

Garantia-Safra

A situação do pagamento do seguro Garantia-Safra também esteve na pauta do comitê. Mais de 70 mil agricultores foram indenizados da safra verão 2011/2012 – R$ 52 milhões de benefícios estão sendo pagos. Em relação à safra inverno de 2012, 64 mil agricultores de 84 municípios aderiram ao seguro e devem solicitar a vistoria para que a indenização seja paga.

Outro tema abordado na reunião foi o andamento das obras de infraestrutura hídrica executadas pela Empresa de Águas e Saneamento (Embasa) e a Companhia de Engenharia Ambiental da Bahia (Cerb). O próximo encontro do comitê será realizado no dia 7 de agosto, às 9h, por meio de videoconferência, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. Na ocasião, prefeitos, secretários municipais e agentes públicos estaduais vão apresentar a situação da seca nos seus municípios.