A Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema) promove mudanças em seu quadro de dirigentes com intuito de efetivar a política ambiental do Estado. As modificações integram as ações necessárias para a modernização, agilidade e transparência na gestão ambiental da Bahia.

As mudanças tiveram início em abril de 2011 com a criação do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e ganharam força com a efetivação das alterações na Lei de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no início deste ano.

De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Sengler, a reformulação da gestão ambiental da Bahia tem como foco a integração e o fortalecimento das políticas ambientais e de recursos hídricos. “A Sema continuará a planejar, coordenar e supervisionar a política estadual e diretrizes governamentais para o meio ambiente, biodiversidade e recursos hídricos. O Inema fica responsável por sua execução, de forma integrada”, explica Spengler.

Aprimoramento

A bacharel em farmácia bioquímica, Márcia Telles, é a nova diretora-geral do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão ligado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). A alteração na direção do órgão tem como objetivo estimular o aprimoramento das atividades desenvolvidas pelas unidades que integram a Sema (Inema e Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia-Cerb), na busca de maior eficiência nos serviços oferecidos.

O engenheiro agrônomo Luiz Ferraro Junior passa a responder pela Superintendência de Estudos e Pesquisas Ambientais da Sema. Doutor em Desenvolvimento Sustentável, com ênfase em Política e Gestão Ambiental, ele assume o desafio de aprimorar os processos de produção e gestão do conhecimento, com o intuito de subsidiar o planejamento e a gestão ambiental e os processos de capacitação internos e externos.

O secretário enfatiza ainda que ao unir as políticas de recursos hídricos e de meio ambiente, o Governo do Estado fortalece as duas políticas. O objetivo é alcançar a simplicidade nos processos sem perder a qualidade, simplificar os procedimentos e ampliar a fiscalização e o monitoramente em todo o estado. Além disso, a iniciativa visa também dar prosseguimento ao cumprimento da política ambiental da Bahia, que valoriza o desenvolvimento sustentável, respeitando os limites dos recursos naturais.