O mês de agosto marca as atividades relacionadas ao recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos em todo o país. Preocupada com a questão ambiental, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), da Secretaria da Agricultura (Seagri), realiza diversos eventos dentro do Projeto Campo Limpo, com o objetivo de levar às comunidades uma reflexão sobre a preservação do meio ambiente.

Na primeira semana de ação, a coleta itinerante realizada pela Coordenadoria Regional da Adab, em Teixeira de Freitas, recolheu 38.439 embalagens vazias de agrotóxicos. Os 71 agricultores que aderiram à campanha receberam o certificado de participação Destaque Campo Limpo 2012.

“A iniciativa une escolas, agricultores, distribuidores, indústrias, autoridades e a comunidade para divulgar a preservação ambiental no campo e os bons resultados da destinação de embalagens de forma ambientalmente correta”, afirmou o diretor-geral da Adab, Paulo Emílio Torres.

A Bahia está entre os 21 estados que participam das comemorações, promovendo palestras, visita às centrais de recebimento e apresentações culturais e educativas. O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído pela Lei 9.974/00, que disciplina a destinação final das embalagens vazias de produtos fitossanitários e distribui responsabilidades para o agricultor, revendedor, fabricante e poder público.