De olho no principal mercado emissor de visitantes para a Bahia no Brasil, a Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa) promoveu, em parceria com a Operadora Nascimento Turismo, a capacitação de 120 agentes de viagem de São Paulo. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os paulistas representam 16,6% dos 5,3 milhões de turistas de outros estados que vieram ao estado em 2011.

Segundo o diretor de Mercado Nacional da Bahiatursa, Fernando Ferrero, é nisso que o órgão aposta. “Estamos com um road show e já passamos por Santos e Campinas. Agora, vamos a Ribeirão Preto, onde falaremos dos potenciais do estado, que tem opções nos segmentos de sol e praia, ecoturismo, cultural, aventura, gastronômico, entre outros”.

A apresentação baiana inovou, trazendo o ator baiano Caco Monteiro em uma performance stand-up recheada de muitos sorteios nos resorts e hotéis da região. O diretor comercial da operadora, Cleiton Feijó, divulgou que a cartela de produtos nacionais saltará de 62 para 84 até o final de semana. “A Bahia é líder em vendas da operadora no Brasil, com sete entre os 20 destinos do ranking nacional da Nascimento”. Ainda conforme Feijó, mais 150 agentes devem participar da capacitação promovida em parceria com a Bahiatursa na cidade de Campinas, que possui a central de operações da companhia aérea Azul.