No Perfil & Opinião desta quarta-feira (5), às 22h, na TVE, Denny Fingergut entrevista Antônio Pitanga. Numa conversa descontraída, o ator relembra histórias da sua infância e juventude na Bahia, a paixão pelo teatro, o início da carreira e o surgimento do nome artístico ‘Pitanga’. Fala também sobre o projeto do seu filme sobre a Revolta dos Malês, ainda em fase de captação de recursos.

A paixão de Antônio Pitanga pela arte da representação surge em meio ao entrave social da discriminação racial. Quando jovem, assistia aos ensaios de atores no Clube Fantoches (centro de Salvador) através das grades dos portões, pois era proibida a entrada de pessoas negras naquele espaço.

Mas essa barreira não impediu que o então garoto Antônio descobrisse ali seu verdadeiro sonho. Pitanga nasceu, literalmente, quando se deu o contato inicial do ator com o cinema. O sobrenome, hoje conhecido, batizava o primeiro personagem da carreira de Antônio, no filme Bahia de Todos os Santos, de Trigueirinho Neto, rodado em terras soteropolitanas no início dos anos 60. A partir daí, ingressou na Escola de Teatro da Ufba, num momento de grande efervescência cultural na cidade.

Dentre tantas histórias, o convidado relembra o ‘exílio voluntário’, em missão cultural na África e na Europa, o nascimento de sua consciência política, a convivência e o apoio do amigo Glauber Rocha.

A entrevista completa pode ser vista na quarta-feira ou na madrugada de sábado para domingo, à 0h45. Toda a programação pode ser conferida também através do portal do Irdeb.