Conscientizar a comunidade sobre os fatores de risco e a importância de prevenir a hipertensão, diabetes e obesidade são serviços que vêm sendo prestados, gratuitamente, à comunidade pelos estudantes do curso técnico em Enfermagem, do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira (Ceep), em Salvador.

Um balcão de atendimento foi instalado no Shopping Brotas Center para a realização de procedimentos como aferição da pressão arterial, teste de glicemia e verificação do Índice da Massa Corpórea (IMC), de segunda a quinta-feira, das 9 às 13h. Os mesmos serviços também são prestados no Ceep, de segunda a sexta, das 8 às 17h.

No próximo sábado (15), das 8 às 17h, uma ação especial será desenvolvida pelos estudantes no chamado ‘Mobiliza Hiperdia’. A perspectiva é atender o maior número possível de pessoas tanto do Bairro da Caixa D’Água quanto da região. O evento será realizado pela segunda vez no próprio Ceep.

A partir dos serviços prestados, os pacientes poderão se prevenir de várias doenças. Com o teste de glicemia, por exemplo, é possível medir a taxa de açúcar (glicose) no sangue e verificar a predisposição da pessoa para o diabetes. A hipertensão arterial ou pressão alta, doença cardiovascular que pode provocar infartos e até a morte, pode ser diagnosticada com a simples aferição da pressão.

A estudante Karla Santana dos Santos, 18 anos, é uma das envolvidas na atividade, que possibilita aos estudantes vivenciarem situações reais do cotidiano da futura profissão e é pautada no trabalho, como princípio educativo, e na intervenção social, como princípio pedagógico, conforme prevê a matriz curricular da Educação Profissional da Bahia. “Com esta ação, adquirimos mais conhecimento, nos tornamos mais maduros em contato com a prática. É gratificante prestar estes serviços, pois sabemos que podemos contribuir para salvar vidas”.

Projeto Hiperdia

O ‘Mobiliza Hiperdia’ é uma ação que integra o projeto Hiperdia, por meio do qual os estudantes acompanham, orientam e alertam os pacientes sobre o estado de saúde deles e, sobretudo, quanto às medidas necessárias que devem ser adotadas para se alcançar qualidade de vida. O projeto é realizado, semanalmente e beneficia principalmente os moradores dos bairros da Caixa D’Água e de Brotas.

Cerca de 200 pessoas recebem semanalmente orientações dos estudantes sobre alimentação balanceada, atividades físicas, realizam medição de pressão arterial e fazem teste de glicemia. Os serviços são gratuitos. Quem quiser ser beneficiado tem que ir até Ceep ou o Shopping Brotas Center. É necessário preencher um cartão de identificação, onde deverão constar informações pessoais como nome completo, data de nascimento, carteira de identidade e endereço. Havendo alterações clínicas, o paciente é orientado a procurar o posto de saúde mais próximo.

A coordenadora do curso, Rosângela Baultar Costa, diz que o projeto deverá ser ampliado para outras localidades como, por exemplo, o bairro da Cidade Nova. “Pretendemos levar nosso projeto adiante, para cuidar da saúde das pessoas e incentivar mudanças necessárias à melhoria da saúde física e mental. Esta é a principal função dos nossos futuros técnicos de nível médio, sempre em benefício do seu semelhante”.