A Bahia ganhou nesta quarta-feira (26) a 14ª Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inaugurada no município de Itapetinga, na região sudoeste do estado, pelo governador Jaques Wagner, em solenidade com a presença da subsecretária estadual da Saúde, Suzana Ribeiro. O equipamento possui 12 leitos de observação, tem capacidade para realizar até 200 atendimentos de emergência adulta e pediátrica por dia, e uma equipe formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos.

A unidade também passa a ser referência regional para encaminhamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). De acordo com a secretária municipal da Saúde de Itapetinga, Zoraide Cruz, haverá um alívio nas emergências dos hospitais municipais.

"Com o início do funcionamento da UPA, o potencial de atendimento dos hospitais Cristo Redentor, Raimundo Perazzo e Santa Maria aumentará muito, já que eles recebem apenas casos que necessitam de um internamento maior. É um avanço considerável do serviço de saúde da cidade e da região", disse Cruz.

A subsecretária da Sesab, Suzana Ribeiro, destacou a importância regional da UPA, que também atenderá moradores de todas as cidades da região. "O planejamento do local das UPAs leva em conta a capacidade de beneficiar o maior número de cidades, de forma que todo o estado possa ser atendido. Já temos 14. Na próxima semana serão mais duas, chegando a 16, e até final de 2014 a Bahia terá 50 unidades como essa".

Reestruturação

O governador enfatizou a reestruturação realizada na rede de saúde da Bahia nos últimos seis anos. “Nesse período foram construídos cinco hospitais, 500 postos de saúde da família, 14 UPAs, ampliado o número de leitos de UTI, reforçado o quadro de agentes comunitários de saúde, entre outras iniciativas. Todo esse esforço tem qualificado o atendimento prestado à população”.

Investimentos nos municípios de Encruzilhada e Maiquinique

De Itapetinga, o governador seguiu para os municípios de Encruzilhada e Maiquinique, também no sudoeste. Na primeira cidade, Wagner inaugurou um sistema de esgotamento sanitário, que atende a 5,5 mil pessoas. Foram construídos 31 quilômetros de rede coletora, 1,4 mil ligações intradomiciliares, estação de tratamento e emissário.

Em Maiquinique, ele autorizou a recuperação do acesso à cidade. São 14 quilômetros da BA-130, que dá acesso à cidade. O investimento previsto é de cerca de R$ 190 mil. A obra beneficia 90 mil pessoas da região, além de favorecer a economia local, baseada a agropecuária.

Publicada às 10h45
Atualizada às 18h20