Uma operação conjunta envolvendo 130 policiais civis e militares aconteceu desde as primeiras horas desta terça-feira (18), antecedendo a implantação de uma Base Comunitária de Segurança (BCS), na quinta-feira da próxima semana (27), no bairro George Américo, em Feira de Santana, a 108 quilômetros de Salvador. Flagrado portando um revólver calibre 38 e 35 pedras de crack, o traficante Lucas Silva Santos, o “Lobão”, 19 anos, foi autuado por porte de arma e tráfico de drogas e encaminhado ao Presídio Regional de Feira de Santana, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Também nesta ação, que integra o programa Pacto Pela Vida e que tem como meta reduzir os índices de violência em todo estado, foram ainda apreendidas onze motos com documentação irregular, uma arma de fogo e 25 pedras de crack e conduzidos para triagem quatro homens, acusados de envolvimento com tráfico de drogas no bairro.

Segundo o comandante do Policiamento Regional Leste, coronel Adelmário Xavier, a operação foi dividida em três fases: “a da inteligência, iniciada há 90 dias com a identificação de criminosos; a da ocupação, que envolve o cumprimento dos mandados judiciais e ação ostensiva; e a de intensificação, com o aumento de policiais militares na região”. Xavier assegurou que esta iniciativa “compreende um avanço significativo no combate à criminalidade, principalmente por adotar como metodologia a polícia de aproximação com a comunidade”.

Já para o delegado Ricardo Brito Esteves, titular da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Feira de Santana), outras operações semelhantes à desta terça-feira serão realizadas até a data da inauguração da Base Comunitária de Segurança.