Os 65 mil moradores do Bairro da Paz, em Salvador, ganharam reforço nas políticas públicas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico, com a chegada da sétima Base Comunitária de Segurança do estado, equipamento fundamental para a execução do Programa Pacto pela Vida. A solenidade de inauguração foi realizada nesta quinta-feira (13), com a presença do governador Jaques Wagner, secretários de Estado e outras autoridades. A base foi implantada em uma estrutura móvel, até que as instalações definitivas estejam prontas, em aproximadamente quatro meses.

A viúva Maria Fernandes da Silva, 71 anos, mora há oito no Bairro da Paz. “Este lugar está mudando completamente. Tem mais segurança, podemos deixar os netos menores brincar na rua. Eu tenho um neto, que está na faculdade e chega em casa todos os dias depois das 10 da noite. Não vou mais me preocupar até ele chegar”.

Quem vive há pouco tempo no bairro também está contente. Maria Semírames há apenas quatro meses morando na região afirmou que já observou mudanças. “As pessoas andavam correndo de moto e carro, achando que eram donos da rua. Agora, acabou esta bagunça, não tem mais isso”.

Segundo Wagner, os resultados obtidos com a implantação das seis primeiras bases incentivam a continuidade da iniciativa. A previsão, de acordo com o governador, é de pelo menos mais seis unidades – a próxima em Rio Sena, no Subúrbio Ferroviário, depois em Feira de Santana, Itabuna e Porto Seguro. “Este equipamento precisa de 120 policiais. Vamos ampliando a iniciativa sem desfalcar o resto do policiamento. Aqui, nós estamos na área da circunscrição de Itapuã, que continua com cerca de 160 policiais”.

Tráfico e homicídios

Wagner atribuiu ao tráfico de drogas a autoria de 70% dos homicídio praticados na Bahia. “O foco é combater os nichos de traficantes. Antes da instalação da base houve um processo de preparação. Temos que dificultar cada vez mais a vida dos marginais de forma que a gente consiga uma vitória definitiva, que é a redução do tráfico em Salvador, na Bahia e no Brasil”.

Desarticulado centro de distribuição de drogas

O secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, afirmou que a base do Bairro da Paz é estratégica. “Aqui era um centro de distribuição de drogas, o comando de uma das principais facções de traficantes do estado”. Ele ressaltou os resultados da implantação das bases. Segundo Barbosa, no Nordeste de Amaralina já há uma redução de 45% nos índices de homicídios, principal crime combatido pelo Programa Pacto pela Vida. “Temos o Calabar, com 85% de redução nos crimes desta natureza e apenas um homicídio praticado desde a instalação. É um trabalho a médio e longo prazo, e a perspectiva é chegar aos próximos anos com uma redução ainda maior, principalmente na região metropolitana”.

Inteligência

Para Barbosa, as bases provisórias são uma solução para acelerar o processo de implantação das bases comunitárias. “Não podemos ficar aguardando até cinco meses para a conclusão de uma obra física. Isto vai permitir acelerar e antecipar a entrada da polícia em alguns lugares considerados estratégicos, para reduzir os índices de criminalidade”.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, disse que a estrutura da base é provisória, mas o policiamento é efetivo. Segundo ele, a ocupação é feita em três fases. “A primeira é de inteligência, a segunda é operação e intensificação, e agora, a fase final, é a instalação da base com esta estrutura de 120 homens, quatro viaturas, três motocicletas para dar segurança a esta população, resgatando a cidadania deste povo”.

Políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico

A comerciante Alaíde dos Santos, há 15 anos morando no Bairro da Paz, tem um carrinho, onde ganha a vida vendendo salgados, sucos e refrigerantes. Beneficiária do Programa Vida Melhor, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) para a inclusão socioprodutiva da população de baixa renda, ela acha que a chegada da base comunitária vai melhorar o seu trabalho. “Eu fico na entrada do bairro. É mais segurança para a gente, que está vendendo”.

De acordo com a coordenadora do Vida Melhor no Bairro da Paz, Luciana Moura, na comunidade já são 260 pessoas beneficiadas pela iniciativa, que tende a ser reforçada com a chegada da base comunitária. “É uma segurança para os moradores do bairro e quem está executando as ações de políticas públicas. No Nordeste de Amaralina e em Lauro de Freitas, os empreendedores têm sido assistidos e incluídos socioprodutivamente, trazendo uma melhor qualidade de vida para todos eles”.

Autonomia

Para a secretária de Políticas para as Mulheres, Lúcia Barbosa, a base vem acompanhada de outras medidas, facilitando a execução das políticas públicas. “Atitudes como esta fortalecem o enfrentamento da violência e geram a autonomia dos mais pobres. Se você faz esta prevenção da violência e o combate às drogas, nós, que estamos trabalhando focados na proteção dos direitos das mulheres, somos beneficiados com o estabelecimento desta sensação de segurança”.

De acordo com o governador, as comunidades estão recebendo bem os equipamentos. “Inauguramos uma base de inclusão socioprodutiva aqui no Bairro da Paz, o novo prédio da Escola Estadual Mestre Paulo dos Anjos e estamos preparando outras intervenções na área social. Esta base veio dar mais tranquilidade para a população, que está satisfeita”.

Publicada às 15h45
Atualizada às 18h45