Neste fim de semana (29 e 30), a legítima produção artesanal do estado é atração principal no Jardim dos Namorados, Pituba, das 16h às 21h, na Feira Baiana de Artesanato promovida pelo Instituto Mauá. A feira conta ainda com praça de alimentação, espaço infantil, palco para shows, estande com peças de artistas plásticos e toldos com produtos de economia solidária e de organizações sociais.

Os tradicionais potes de cerâmica e as imagens de santos católicos e entidades do candomblé são uma atração à parte em um toldo dedicado exclusivamente aos utilitários e decorativos, englobando os principais polos baianos de cerâmica, como Maragojipinho, Rio Real, Barra e Coqueiros. A feira conta também com 80 barracas, que comercializam peças artesanais de Salvador e cidades do interior.

Baianas de cabaça, orixás de metal, instrumentos musicais, mandalas, panos bordados, tapetes trançados, oratórios em caixas de fósforo, esculturas de madeira, bonecos de massa fria e papel marchê, camisas pintadas a mão, bolsas, acessórios, bijuterias e artesanato indígena.

“Essa variedade de produtos, dos mais tradicionais aos contemporâneos, o público só encontra na Feira Baiana de Artesanato”, destacou a gerente de promoção e comercialização do Mauá, responsável pelo evento, Iaçanã Simões. Segundo ela, todas as peças estão à venda a preços variados. Algumas barracas aceitam cartões de débito.

A feira segue até março, sempre aos fins de semana. A próxima será nos dias 20 e 21 de outubro.