Um curso sobre composição de peças artesanais em palha de ouricuri será realizado de segunda a sexta-feira (15 a 19), pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão da Secretaria da Agricultura (Seagri). A ação, que faz parte do Projeto Saber, Fazer e Empreender, será promovida por meio do Escritório Local de Castro Alves, vinculado à Gerência Regional de Cruz das Almas.

O evento será realizado no povoado de Campo Alegre, município de Castro Alves, e vai proporcionar aos artesãos o aprendizado de novas técnicas, de forma a aprimorar as peças confeccionadas, permitindo alcançar novos mercados e, consequentemente, a complementação da renda familiar.

Sob a coordenação do engenheiro agrônomo da EBDA, Samuel Feldman, e da coordenadora técnica Graça Machado, o curso vai abordar assuntos que abrangem a responsabilidade ambiental, já que a exploração da palha do ouricuri é quase que toda extrativista. “A EBDA tem a preocupação com a capacitação dos agricultores como forma de melhorar a sua renda a partir da qualificação, visando ao aprimoramento da qualidade dos produtos artesanais produzidos”, explica Machado.

A técnica ainda informou que a expectativa dos artesãos no povoado é grande e que, além de terem acesso às oficinas, os participantes receberão acompanhamento e orientação dos técnicos da empresa sobre cooperativismo e associativismo.