A Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) realiza, de segunda a sexta-feira (15 a 19), um ciclo de atividades diárias, de caráter socioeducativo, para comemorar a semana mundial da alimentação. O objetivo da ação é promover práticas alimentares saudáveis e sustentáveis entre a população beneficiária dos restaurantes populares, Centros Sociais Urbanos (CSUs), Unidades de Inclusão Socioprodutiva (Unis) e outros espaços, onde, além da sede da secretaria, serão realizadas as atividades.

Serão ministradas oficinas e palestras das 9 às 18h, sobre a importância do aleitamento materno, produção de pequenas hortas com materiais recicláveis, consumo dos alimentos regionais, além das temáticas sobre práticas agroecológicas e economia solidária.

Para a superintendente de Inclusão e Assistência Alimentar da Sedes, Marlúcia Nunes, a Bahia vive um momento histórico, onde a Política de Segurança Alimentar e Nutricional (Psan) do Estado está sendo consolidada.

“Dessa forma, as ações educativas de segurança alimentar e nutricional, para o público interno e a população que frequenta os espaços e equipamentos sociais da secretaria, promovem o acesso à informação e são uma importante maneira de garantir direitos”, avalia Marlúcia.

Cooperativas

Com o tema ‘Sedes Estimula a Sustentabilidade na Semana Mundial da Alimentação’, o evento corresponde à agenda da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Este ano, a FAO discute o papel que as cooperativas agrícolas desempenham na melhoria da segurança alimentar e na erradicação da fome. De acordo com os dados da ONU, cerca de 925 milhões de pessoas passam fome no mundo, sendo que, desse quantitativo, 70% vivem em áreas rurais onde a agricultura é a principal atividade econômica.

Durante as atividades realizadas durante toda a semana, internos em processo de ressocialização do presídio Lafayete Coutinho, que já foram capacitados pela EBDA em produção de hortas com materiais recicláveis, vão replicar os conhecimentos para os servidores da Sedes.