O Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde de Itabuna (Ceep), antigo Colégio Polivalente, está iniciando novos cursos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pela presidenta Dilma Rousseff. Destinados a estudantes regularmente matriculados nos 2º e 3º ano do ensino médio da rede pública, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), os cursos têm o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da EPT.

Neste segundo semestre, a Bahia foi habilitada pelo Ministério da Educação (MEC) para ofertar 5.673 vagas de 55 cursos pelo Pronatec. Além disso, os novos cursos buscam contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio por meio da educação profissional e ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores. O Ceep está oferecendo cursos de cuidador do idoso e de atendente de nutrição.

O curso de cuidador do idoso atua na higiene, conforto e alimentação do idoso, observando possíveis alterações no estado geral. Zela pela integridade física da pessoa sob cuidado, presta primeiros socorros e promove atividades de entretenimento. A carga horária é de 240 horas.

O curso de atendente de nutrição, que tem carga horária de 360 horas, exerce atividades junto ao Serviço de Nutrição e Dietética, em instituições de saúde, comerciais e educacionais. Atua em cozinhas, em unidades de internação hospitalar e em todo o processo produtivo da dieta, auxiliando na distribuição de refeições aos pacientes, acompanhantes e funcionários. São oferecidas 60 vagas, 30 para cada curso.

Bolsa-formação

De acordo com a gestora do Ceep, professora Josonita Marinho, os alunos terão direito a uma bolsa-formação que garantirá duas camisas, bolsa com caneta, lápis, borracha, caderno, pen drive, xerox e outros materiais didáticos, além de almoço, jantar, lanche e transporte escolar.

“Com o Pronatec, a Secretaria de Educação está ampliando ainda mais a oferta da Educação Profissional. Essa parceria com o governo federal assegura formação e qualificação profissional para milhares de jovens e trabalhadores como parte estratégica para o desenvolvimento da Bahia”, destaca Josonita.