Experimentar a falta de gravidade e os efeitos da força centrífuga, conhecer detalhes da astronomia, do eletromagnetismo, da robótica e da mecânica, tudo isso num só lugar e em forma de brincadeira. Essa é a proposta da exposição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia, que acontece até domingo (21) no estacionamento do Salvador Shopping.

O espaço montado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) tem como objetivo divulgar e estimular o gosto pela ciência entre os baianos. A superintendente de desenvolvimento científico da Secti, Rejane Cerqueira, explicou que foram reunidos 30 experimentos que estavam em museus ou foram adquiridos pela secretaria para a exposição. 

Segundo ela, o interesse do Estado é popularizar a ciência e levar conhecimento científico para os jovens. “Por isso, além de realizar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Secti vem desenvolvendo projetos para a criação de um espaço permanente de visitação para estimular a curiosidade dos jovens para a ciência”.

Durante todos os dias da exposição, jovens estudantes de escolas públicas visitam o espaço. Na manhã desta quarta-feira (17) foi a vez dos jovens do bairro de Pituaçu, em Salvador. Eles conheceram cada uma das peças, e no fim ficaram impressionados com o que aprenderam.

“Achei legal a força centrifuga que ocorre quando alguma coisa é girada. Também experimentei a falta de gravidade e gostei muito”, disse Natalie dos Santos, 11 anos. A exposição fica aberta das 9h às 21h, com entrada gratuita e diversão garantida.