Afetada pela degradação, ocupação desordenada e poluição de seus mananciais, o Parque São Bartolomeu, uma das maiores áreas de mata atlântica em zona urbana no Brasil, localizado no Subúrbio Ferroviário de Salvador, será revitalizado com um projeto de requalificação que envolve desde intervenções urbanas até a recuperação ambiental.

As obras já foram iniciadas e incluem pavimentação de ruas, urbanização da praça com implantação de equipamentos de cultura e lazer, contenção de encostas, cercamento e construção de conjunto habitacional e creches. Dentro do parque, onde se encontra a Cachoeira de Oxum, foi iniciado há dois meses o sistema de urbanização, que inclui calçamento, construção de praça e trilhas.

Realizado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o projeto de requalificação do Parque São Bartolomeu atende à reivindicação antiga de movimentos sociais, do povo de santo e grupos que lutam pela preservação das áreas de valor ambiental.

Unidades habitacionais

Segundo informações da coordenadora da Poligonal de Integração Social do Cobre da Conder, Tanísia Vieira, as famílias que moravam próximas à área de preservação ambiental foram relocadas.

A partir de acordo entre as partes, os moradores puderam optar uma das seguintes alternativas: reassentamento em conjuntos habitacionais construídos na região, indenização convencional [quando a Conder faz avaliação do imóvel e paga o valor correspondente], ou a indenização monitorada, com a compra de uma casa para o morador com a intermediação do órgão estadual.

Entre as obras, está a urbanização e infraestrutura da comunidade São Bartolomeu, onde serão construídas 256 novas unidades habitacionais para abrigar as famílias. “Por meio dessa ação evitamos a ocupação desordenada do Parque São Bartolomeu e de seu entorno”, disse Tanísia.

A coordenadora da Conder assegurou que o projeto visa à total revitalização da área, inclusive os rios também serão despoluídos. “Para esta fase, ainda estamos fazendo o plano de manejo, que vai envolver limpeza dos rios e a recuperação das matas. No plano serão definidos o que pode ser recuperado, locais que podem ser visitados”, explicou.

Benefícios sociais

Além do São Bartolomeu, o projeto beneficia também os bairros de Pirajá, Rio Sena e Ilha Amarela. Recursos da ordem de R$ 93 milhões estão sendo investidos na obra, que deve ser concluída no segundo semestre de 2013. As obras serão concluídas em 2013, mas já estão beneficiando os moradores, principalmente os que trabalham na revitalização.

No total, estão atuando na obra 460 trabalhadores, dos quais 60% são da região. “Estava desempregado há muitos anos e não tinha de onde tirar o sustento da família. Graças a esta obra voltei a trabalhar, a ganhar meu dinheiro”, afirmou o ajudante de pedreiro, Roberval Caria França, 52 anos.

Os moradores do Parque São Bartolomeu e adjacências ainda vão contar com outros benefícios sociais e de lazer, como o Centro de Cultura e Cidadania de Pirajá, Praças de Esporte localizadas nos bairros de Rio Sena e Ilha Amarela, alcem de parque infantil, creche.

“Tudo está melhorando. Tiraram os matos que fechavam a rua, a infraestrutura já está bem melhor. Logo poderei levar meus filhos ao Parque São Bartolomeu, onde eles poderão brincar à vontade”, afirmou a dona-de-casa, Márcia Pereira.