Um estudo elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgado nesta quarta-feira (17), pelo Ministério do Turismo, aponta que a atração de visitantes internacionais na Bahia cresceu 0,4% em 2011. O desempenho do estado, responsável por 6,4% dos 5,4 milhões de turistas internacionais que chegam anualmente ao país, foi o melhor do Nordeste, o que ratifica a posição da Bahia como o principal destino turístico da região.

Se considerados apenas os turistas que chegam ao Brasil por transporte aéreo, o estado ocupa a terceira posição no ranking nacional de atração de estrangeiros, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, disse que o resultado converge com os números divulgados pela própria Fipe, os quais apontam que a Bahia registrou um fluxo total de 11 milhões de visitantes em 2011, sendo 5,3 milhões de turistas de outros estados e 558 mil estrangeiros. Completam os números da pesquisa os 5,3 milhões de baianos que fazem turismo dentro do próprio estado.

Perfil

O levantamento aponta ainda que mais de 70% dos visitantes estrangeiros que vêm ao Brasil têm nível superior, com renda média individual superior a US$ 3 mil. Dentre os fatores que mais pesaram a decisão de escolher o país como destino de viagem, o principal foi a internet, que saiu de 19% em 2005, para 32,6% em 2011.

Os principais mercados emissores para o Brasil, conforme a Fipe, são Argentina, Estados Unidos e Itália, enquanto que, para a Bahia, são Argentina, Espanha e Itália. As principais motivações são lazer (46%) e negócios (25,6%).

Já os meios de hospedagem mais utilizados pelos estrangeiros que vêm ao Brasil são hotéis, pousadas e flats (53,8%) e casa de parentes e amigos (26,8%).