Sala cheia para aulas de inglês no colégio Luís Tarquínio, na Cidade Baixa, em Salvador. A turma, composta por cerca de 30 policiais militares, é um dos 45 grupos que iniciaram, nesta quarta-feira (17), os cursos de inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na Bahia. O programa, dos ministérios da Educação e do Turismo, é coordenado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e pelo Instituto Federal de Tecnologia (Ifba), e vai capacitar cinco mil profissionais até 2014.

O primeiro grupo de alunos do Pronatec a iniciar os cursos que visam à qualificação dos trabalhadores e à preparação do receptivo para os megaeventos esportivos com sede em Salvador, a exemplo da Copa das Confederações (2013) e da Copa do Mundo da Fifa 2014, é formado por 1,5 mil profissionais ligados à área de turismo. Entre os beneficiados, guias, recepcionistas de hotel, policiais civis e militares, guardas municipais, camareiras, atendentes de lojas e restaurantes, dentre outros.

Ministrados por profissionais experientes, contratados pelo Instituto Federal de Tecnologia (Ifba) por meio de seleção pública, os cursos do Pronatec terão duração de 180 horas, e as turmas estão distribuídas entre os turnos matutino, vespertino e noturno, de acordo com o regime de trabalho de cada candidato.

Cursos estão sendo realizados em Salvador e no interior

A superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Cássia Mágalhães, disse que o esforço de qualificação profissional será o legado dos megaeventos esportivos com sede na Bahia. Ela informa que os cursos do Pronatec iniciaram com 1.100 alunos em Salvador e mais 400 em Cairu, começando o maior programa de idiomas coordenado pelo Governo da Bahia.

Neste momento, as turmas estão divididas entre a capital e Cairu, mas o programa se estende por Vera Cruz, Cachoeira, Lauro de Freitas, Lençóis, Mata de São João e Maragogipe. Em Cairu, também já tiveram início turmas para os cursos de camareira, organizador de eventos, recepcionista e condutor ambiental, realizados por meio do Pronatec Copa.

“Tudo para beneficiar o turismo e qualificar os trabalhadores da área, pois a nossa intenção é deixar um grande legado após os megaeventos esportivos, atingindo um bom contingente de pessoas que dominem outro idioma e saibam prestar um bom serviço turístico”, explicou Cássia.

Aprovação

Entre os alunos da turma formada no colégio Luís Tarquínio para o curso de inglês, a soldado Aline Melo, do 12° Grupamento de Bombeiro Militar, destacou a oferta do curso em cidades com grande potencial turístico como Salvador. Para ela, é uma excelente oportunidade para habilitar os profissionais que trabalham nessa área e também é uma possibilidade de aprender outro idioma.

“A nossa cidade é turística e precisamos nos preparar para receber melhor as pessoas de diversas partes do mundo, tanto nos eventos esportivos, como a Copa do Mundo, quanto no nosso cotidiano”, observou Aline.

Também bombeiro militar, Josias Macedo comemora a oportunidade de pôr em prática as lições de inglês na alta estação. “É uma oportunidade única porque o inglês é um idioma universal e que abre os nossos horizontes. Durante o verão, nossa cidade também recebe um índice elevado de turistas e essa é a oportunidade de aplicarmos o que vamos aprender”, explicou o soldado.