Porto Seguro sediará, a partir desta segunda-feira (5) até 11 de novembro, o Campeonato Brasileiro de Futebol Universitário, que reunirá mais de 450 atletas de vários estados e Distrito Federal. A competição é realizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), com apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb. 

Os times participantes garantiram vagas por meio de seletivas estaduais. Atual campeão brasileiro, o time baiano da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) passou pela seletiva e representará o Estado da Bahia na defesa do título.

“Essa equipe da FTC vem crescendo. Já tinha ficado em quarto, depois terceiro, depois vice e na edição passada, conquistou o título. Agora, o trabalho foi realizado para manter a equipe campeã do evento”, afirmou Sílvio Nunes, presidente da Federação Universitária Baiana de Esportes (Fube).

Segundo ele, para a Fube, essa competição na Bahia é histórica. Primeiro porque essa equipe da FTC foi a primeira do Norte-Nordeste a se tornar campeã e agora vai defender o título. Segundo porque sediar um evento desse porte representará um grande incentivo para o esporte universitário no estado.

Diretor Jurídico da CBDU, o baiano Marcelo Farias está orgulhoso pelo fato de a Bahia receber essa competição. “Nós tivemos uma grata surpresa quando conquistamos o direito de sediar essa competição em Porto Seguro, principalmente porque a Bahia tem o atual campeão brasileiro. Eu considero que essa será a melhor competição universitária já realizada, com um nível altíssimo”, disse.

No torneio masculino, já está confirmada a presença das equipes da Bahia, Pernambuco, Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Roraima, Maranhão, Espírito Santo, Alagoas, Ceará e Sergipe. Para o torneio feminino está confirmada a participação de cinco equipes, representando os estados de Pernambuco, Roraima, Alagoas, São Paulo e Distrito Federal.