Para marcar os 511 anos de descobrimento da Baía de Todos-os-Santos (BTS) pelo navegante Américo Vespúcio, o secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, apresentou nesta quinta-feira (1º) as ações do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur-Bahia), que vão beneficiar essa zona turística baiana. Na oportunidade, foi lançado em cerimônia no Serviço de Atendimento ao Turista do Pelourinho, em Salvador, (SAT Pelourinho), o livro Glossário Náutico da Baía de Todos-os-Santos.

Já aprovado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o pacote de ações prevê, entre outras obras, a requalificação do entorno da Rua Chile, em Salvador, do Museu Wanderley de Pinho, em Candeias, da Urbanização da Orla de São Félix e a construção do Centro de Documentação e Memória de Cachoeira.

O programa conta com investimentos de US$ 84,7 milhões [aproximadamente R$ 170 milhões], e tem como principal objetivo o desenvolvimento dos segmentos náutico e cultural, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, além de ampliar o fluxo turístico e o período de permanência do visitante e promover a geração de trabalho e renda da população local.

Qualidade ambiental

Também estão previstos investimentos em infraestrutura turística, qualificação profissional e capacitação empresarial, inclusão produtiva, criação de novos produtos e roteiros turísticos, fortalecimento da gestão municipal, ações de marketing e promoção e intervenções para a melhoria da qualidade ambiental da Baía de Todos-os-Santos.

O Prodetur vai beneficiar 18 municípios da Baía de Todos-os-Santos, são eles: Salvador, Itaparica, Vera Cruz, Salinas da Margarida, São Félix, Cachoeira, Santo Amaro, Muritiba, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Saubara, Simões Filho, Maragojipe, Jaguaripe, Aratuípe, Nazaré e Muniz Ferreira.

Domingos Leonelli destacou que as ações do Prodetur Nacional-Bahia são transversais. Ele explicou inserem-se ao projeto de implantação ou recuperação de infraestrutura náutica ou cultural, ações de capacitação profissional/empresarial das populações locais, de fomento à criação de Arranjos Produtivos Locais e, entre outras, de investimentos privados mais integrados às economias locais.

De acordo com o secretário, a produção associada ao turismo também é prioridade dentro do Prodetur Nacional-Bahia. Serão realizadas ações de qualificação e inclusão produtiva, tanto para os profissionais e empresários que atuam em serviços turísticos, quanto para os fornecedores de insumo para hotéis, bares e restaurantes.

Ações de preservação ambiental também integram o programa. Em parceria com as secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) será implantado um plano de gestão integrada dos resíduos sólidos, além da adoção de indicadores ambientais que viabilizarão o monitoramento das condições ambientais da BTS.