A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Gerência Regional de Caetité, está promovendo ações, dentro do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cotonicultura do Vale do Iuiu, visando recuperar solos degradados para plantio e desenvolvimento da cultura.

A iniciativa envolve uma área de 2.400 hectares, abrangendo nove municípios da região do sudoeste do estado, e vai beneficiar 800 famílias de agricultores, produtoras de algodão. Malhada, Iuiú, Palmas de Monte Alto, Guanambi, Urandi, Pindaí, Candiba, Rio do Antônio e Brumado são os municípios que estão sendo contemplados com as ações.

O Programa visa recuperar solos improdutivos e subprodutivos, por meio do processo de subsolagem para a drenagem da água de chuva e melhorar as propriedades físico-químicas e biológica da terra e, consequentemente o a melhoria da lavoura.

O técnico da EBDA e coordenador do Programa do Algodão, Leandro Fernandes, explica que o processo de subsolagem baseia-se no rompimento da camada do solo compactada. “Para corrigir os problemas do solo, ocasionados pelo uso continuo da terra, a EBDA realiza o trabalho de rompimento das camadas endurecidas do solo, tornando-o produtivo outra vez”, explica.

Segundo ele, as atividades de recuperação do solo se consolidam com as operações de gradagem, subsolagem e nivelamento do terreno para a produção de algodão. “O trabalho é promissor, assegura resultados favoráveis e retorno econômico satisfatório”, enfatiza Leandro.

Os técnicos da EBDA que atuam na região, além de acompanharem as atividades de recuperação, também prestam assistência técnica e extensão rural (Ater) aos agricultores, com ações de acompanhamento do plantio, condução da lavoura, colheita, pós-colheita e beneficiamento até a comercialização da produção.