A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), apresenta a programação final da 2ª edição da Temporada Verão Cênico. Durante o mês de janeiro, o projeto, que objetiva estimular a difusão, a diversidade, a acessibilidade e a atuação em rede do teatro baiano, vai promover 98 sessões teatrais, a preços populares, de 33 diferentes espetáculos, alcançando todos os seis macroterritórios baianos.

As tabelas com a distribuição de pautas da programação estão disponíveis no site da Funceb. Os espetáculos foram selecionados por Chamada Pública, que teve inscrições abertas entre 18 de setembro e 17 de outubro, e contabilizou um total de 143 inscrições. A grade da programação é montada em três mostras, referentes às três categorias de inscrição.

Além do expressivo número de propostas inscritas – 35% maior que o número da primeira edição, quando houve 93 candidatos –, os dados revelam a ampliação do número de municípios e palcos que vão receber o Verão Cênico: em 2011/2012, foram seis cidades, incluindo a capital, e 11 espaços envolvidos. Em 2013, serão 14 cidades na programação, Salvador e outras 13 do interior, e 16 teatros.

Programação

Na primeira categoria, Temporada em Movimento, 16 espetáculos vão fazer, cada um, quatro apresentações, distribuídas nas segundas-feiras de janeiro, no Largo Quincas Berro d’Água, no Pelourinho e, nas quartas-feiras, nos outros palcos integrantes do projeto. Na Mostra Cenas Curtas, 11 espetáculos fazem duas encenações nos foyers e pátios dos teatros, antes dos espetáculos da Temporada em Movimento. Na Mostra Teatro de Rua, seis peças fazem duas apresentações todas as terças-feiras em ruas e praças dos municípios.

Produzida para o calendário do verão, somando-se às opções das artes cênicas já existentes no período, a Temporada Verão Cênico busca consolidar o mote de que “de segunda a segunda, tem Teatro na Bahia”, fortalecendo as atividades deste cenário e dando visibilidade ao teatro baiano, em toda a sua diversidade, como uma opção de cultura durante a estação.

Rede produtiva

Outro objetivo é fomentar a relação entre artistas e espaços culturais, atendendo ao interesse de estruturar uma rede produtiva sólida, em que as casas de espetáculos reforcem seus perfis e atuem também como programadores culturais.