Trezentos e vinte famílias do bairro de Rio Sena, no subúrbio de Salvador, foram contempladas nesta sexta-feira (25) pelo programa Água Saudável, das Voluntárias Sociais da Bahia. O evento aconteceu no auditório da Escola Estadual Praia Grande, em Paripe.

A ação integra as atividades desenvolvidas pelo programa Pacto pela Vida, do Governo do Estado, em parceria com a base comunitária de segurança local. As famílias foram cadastradas pelos agentes comunitários de saúde nas áreas carentes de saneamento básico e esgotamento sanitário, onde há proliferação de doenças como a verminose.

Segundo a dona de casa Valdete Gomes de Jesus, 57 anos, há muito tempo, ela e a irmã não sabem o que é beber água filtrada. “Tenho que cuidar da minha saúde, lavando os alimentos e bebendo água do filtro. Estou feliz por essa oportunidade”.

“Tenho dois filhos deficientes e não tenho filtro em casa. Fico emocionada por ter sido contemplada. Muito boa essa ação das Voluntárias e do comandante da base comunitária”, disse Lurdes Vicente, 56 anos.

Para o comandante da Base Comunitária de Segurança de Rio Sena, tenente Vicente Augusto, tem-se notado que ações como essa modificam o comportamento da população. “É uma atividade que envolve não só as Voluntárias Sociais, como pessoas e órgãos que através do Pacto pela Vida integram um novo conceito dentro do programa, por meio do policiamento comunitário, que tem como objetivo promover uma integração maior com os moradores”.

Reforço das ações de prevenção

A diretora operacional das Voluntárias, Tânia Lessa, ressaltou a importância do Água Saudável, em parceria, desde 2012, com as bases comunitárias de segurança, com quem as ações vêm sendo realizadas, contribuindo para a efetivação das políticas públicas do Estado. “É preciso reforçar as ações de prevenção. As famílias vão receber o filtro, junto com as orientações, para que possam ter em casa um equipamento que ajuda a manter uma boa saúde”.

O evento contou com a participação do subcomandante da 18ª CIPM, capitão Bruno Tkecos, da assistente social da UPA 24 Horas, Márcia Santos, da coordenadora do Água Saudável, Tânia Nogueira, e da agente comunitária de saúde Raimunda Santana, que fez uma palestra sobre a importância de se consumir água saudável.