A riqueza da capoeira, do samba de roda, do reisado e de várias outras manifestações do acervo cultural da Bahia vão desfilar pelas ruas do Centro Histórico Salvador, a partir desta sexta-feira (22) até domingo (24), durante o Espicha Verão 2013. As apresentações fazem parte do projeto Identidade Baiana, sempre a partir das 18h (às 17h, no domingo) nos dias de realização do evento, promovido pela Secretaria do Turismo e Bahiatursa.

Para os apreciadores da cultura de raiz, há opções bastante significativas já nesta sexta-feira, primeiro dia da programação com o desfile do Zambiapunga, da cidade de Taperoá, na região do baixo sul do estado. O grupo se destaca pelo barulho, colorido e uso de instrumentos de trabalho na lavoura, como enxadas, para tirar os sons percussivos que marcam as apresentações. Samba de roda e capoeira completam a programação do Identidade Baiana.

No sábado (23), também a partir das 18h, mais cor e ritmo tomam conta das ruas no Centro Histórico da capital baiana. Entre as atrações destacam-se roda de capoeira com o grupo do Mestre Valmir, apresentações do Rixô Elétrico de Fred Menendez, no Terreiro de Jesus, e o Trança Fitas, dança folclórica composta por casais segurando fitas em volta de um mastro. O público verá, ainda, os Caretas e Bombachas do Acupe de Santo Amaro da Purificação.

No último dia da programação (domingo 24), o Identidade Baiana começa às 17h, com a roda de capoeira da Associação Mestre Bimba e show do grupo Swing do Pelô. O Reisado de São Francisco do Conde fará a apresentação itinerante, enquanto a Filarmônica 25 de Dezembro, de Irará, encerra a programação.

O objetivo do Espicha Verão é prolongar a alta estação e ampliar a oferta de eventos em Salvador, além de garantir a permanência de turistas na cidade. A programação é vasta e composta por música, teatro, dança, feiras de artesanato, festivais gastronômicos e exibições de filmes.