Mulher Negra, O Dom da Vida e Monalisa do Sertão são algumas das 20 obras da exposição Fases e Faces das Mulheres nas Visões Estudantis, no espaço de artes da Assembleia Legislativa da Bahia, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Os trabalhos foram produzidos por estudantes de escolas estaduais da Bahia durante o projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), desenvolvido anualmente pela Secretaria Estadual da Educação (SEC). A exposição é gratuita e fica aberta até sexta-feira (8).

A estudante Aline Nunes, do Colégio Estadual Fernando Presídio, em Lajedo do Tabocal, é autora da obra Ainda há Solução. A pintura de uma mulher abraçando um globo retrata a mulher protetora. “Quis retratar as crianças cuidando mais do planeta. De alguma forma, me retratei, porque a menina-mulher tem a característica de ser cuidadora”.

“O AVE promove o diálogo entre a arte e a educação, potencializando o currículo do estudante da rede estadual. A homenagem ao Dia Internacional da Mulher coloca em pauta a questão tão essencial para a educação dos nossos jovens”, destacou o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

Esta é a quarta exposição com obras de estudantes da rede estadual na Assembleia Legislativa. “Queremos celebrar o Dia Internacional da Mulher com arte. Aqui, as variedades dos tipos femininos, desde a mulher cangaceira, a mulher rezadeira, a mulher parideira, a indígena, a mulher que canta, que encanta, a artista, Irmã Dulce, a nossa santa, estão representadas. É a revelação de um dos traços estudantis, que é inspirado nesse amor tão velho e tão atual, a mulher”, disse a coordenadora de projetos especiais da SEC, Nide Nobre.