Projetos relacionados à Copa das Confederações, que será realizada este ano, e à Copa de 2014, que acontecem na Bahia, foram apresentados pelo secretário estadual da Copa, Ney Campello, quinta-feira (14), no auditório da sede do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Bahia (Crea-BA). A palestra fez parte do fórum A Cidade Também é Nossa.

O encontro, que reuniu autoridades do Crea-BA, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), da Federação das Associações de Bairro de Salvador (Fabs) e do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (Ethos), contou também com a participação de 26 integrantes de entidades de movimentos sociais de Salvador. O objetivo foi ampliar o conhecimento das ações, projetos e cronogramas previstos para os megaeventos esportivos de 2013 e 2014.

Na oportunidade, o secretário falou da importância dos ganhos que uma Copa do Mundo pode trazer para a sociedade. “Essa integração de projetos, obras e ações relacionados à Copa só nos faz perceber que estamos no caminho certo, transformando esses megaeventos em benefícios e oportunidades para a população baiana”.

O assessor parlamentar da presidência do Crea-BA, Genivaldo Barbosa, disse que esse esclarecimento sobre os projetos contribui para o conhecimento do que está sendo realizado pelos poderes públicos, além de sanar dúvidas. “Visualizar essa participação, além da responsabilidade da Secopa, é uma demanda representativa. Afinal, é preciso mostrar o que está sendo feito e quais os benefícios que nossa cidade ganhará de agora em diante”.

Já o presidente da Fabs, João Pereira, explicou que os ganhos e as expectativas relacionados aos eventos, como intervenções urbanas, requalificação de pessoas e construção de uma nova arena, são impactos positivos não só para a Bahia, mas também para todo o povo brasileiro. “E a gente espera que esses legados se propagem para depois da Copa, trazendo ainda mais benefícios para a comunidade”.