O monitoramento de água e energia elétrica será estendido para mais 73 órgãos públicos do estado pela Secretaria da Administração (Saeb). A medida amplia o acompanhamento do consumo deste serviços no âmbito da administração pública e já promoveu a economia de R$ 6 milhões nestes serviços desde 2008.

Com a medida, sobe para 91 o número de equipes de fiscalização e monitoramento – os ‘ecotimes’ – integradas por servidores responsáveis por acompanhar o consumo de água e energia de cada unidade. Os grupos receberão formação institucional a respeito do programa e seus objetivos e aprenderão a utilizar o sistema informatizado para gestão dos dados coletados. Ao todo, 213 servidores serão capacitados.

Metodologia

As equipes de monitoramento serão integradas, em sua maioria, por órgãos da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Polícia Militar, além das unidades administrativas descentralizadas ligadas às secretarias estaduais, como a Agência de Defesa Agropecuária da Bahai (Adab), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba) e, entre outros, a Bahia Pesca.

O sistema de monitoramento adotado pelo Estado da Bahia é disponibilizado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e atua auxiliando na fiscalização do consumo de água e energia dentro dos prédios monitorados. Um estudo preliminar definiu o perfil dos gastos de água e energia em 17 prédios da administração pública, 14 deles localizados no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A análise ajudou a definir a metodologia para implantação do sistema nos prédios públicos, identificando características das edificações, perfil dos usuários, composição de gastos, características das demandas e consumo. A iniciativa está em conformidade com o programa de qualificação do gasto público, o ‘Compromisso Bahia’, que combate o desperdício na máquina administrativa do Estado.