A Bahia deu mais um passo importante para receber os jogos da Copa das Confederações 2013. Na tarde deste domingo (28), o tradicional BAVI (Bahia e Vitória, com mando de campo para o segundo) disputado na Arena Fonte Nova serviu como teste para a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL) da Copa.

O planejamento preparado para o torneio internacional foi colocado em prática com sucesso. Sem chamar atenção dos torcedores e de quem estava trabalhando, cerca de 40 agentes do COL avaliaram as ações de segurança, serviços ao torcedor, limpeza, transmissão de dados, transporte, trânsito e organização de competição.

Depois da partida, o diretor executivo do COL, Ricardo Trade, elogiou o funcionamento da Arena e disse que mesmo sem ter realizado a análise geral dos dados coletados, a avaliação da operação da Fonte Nova foi positiva. "Não tinha visitado o estádio pronto. Fiquei encantado. Ele é eficiente, lindo e tem um ótimo acabamento. Gostei do Centro de Comando de Operações, do telão, da iluminação, do vestiário, do gramado, tudo atende os requisitos da Fifa", finalizou.

Sobre a avaliação da parte externa, o gerente-geral de Integração Operacional do COL, Tiago Paes, disse que assim como já vinha sendo feito, o ordenamento do trânsito, a interdição das vias e o fluxo de pedestres aconteceram com a maior tranquilidade possível. Tudo confirmado pelo torcedor tricolor Messias Oliveira, que pela primeira vez na Fonte Nova, falou sobre a facilidade de acesso ao estádio, do bom funcionamento e dos banheiros limpos. "Estamos todos de parabéns".

Novidades

Durante a partida deste domingo, o torcedor baiano teve o primeiro contato com a ‘caxirola’ – instrumento criado por Carlinhos Brown e aprovado pela Fifa -, distribuída ao público para animar ainda mais a festa.

Outra novidade foram os 5 mil assentos temporários, que já estão instalados na área chamada ‘abertura da ferradura’. De acordo com o secretário para Assuntos da Copa, Ney Campello, a previsão é de que sejam testados até o início da Copa das Confederações. "Com certeza teremos jogos com grande demanda e poderemos testar aquele espaço, que ficou muito bem integrado ao estádio".

Ainda segundo Campello, haverá outros testes no estádio nas próximas partidas, as finais do Campeonato Baiano e o início do Campeonato Brasileiro, até a Copa das Confederações.