A tarde do último sábado (27) foi de muita diversão para a comunidade de Dário Meira, município a 450 quilômetros de Salvador. O Dia de Lazer, parte integrante da Caravana do Lazer, promovido pelo governo estadual, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com o apoio da prefeitura, alegrou crianças e adultos na cidade.

As atividades marcaram o encerramento do curso de capacitação de agentes multiplicadores de lazer, que foi realizado em Dário Meira, certificando 115 pessoas.

Com toda a estrutura montada no centro da cidade, o Dia de Lazer animou crianças e adolescentes com oficinas de pintura e reciclagem, além de jogos como xadrez gigante, dominó, vôlei e futebol. Mas as grandes atrações da tarde foram a piscina de bolinhas, as camas elásticas e a pista de sabão. As filas para esses brinquedos eram as mais longas, mas nem por isso os pequenos desanimavam.

“Já fui na cama elástica e na pista de sabão, mas estou aqui na fila pra ir de novo e de novo, e mais quantas vezes os moços deixarem”, disse Sofia, oito anos, referindo-se aos agentes capacitados, que, junto aos técnicos da Sudesb, ficaram responsáveis pela organização do evento.

Para a professora Meiriane Lima, que levou as duas filhas para o evento, a iniciativa da Caravana plantou frutos até mesmo em quem não participou da capacitação. “Não pude fazer o curso porque os horários chocavam com os do meu trabalho, mas observei vários jogos e brincadeiras que posso levar para a sala de aula e colocar em prática com os meus alunos”.

Aprendizado

Norma Lúcia, que participou dos três dias do curso de capacitação, afirmou que ficou muito satisfeita com a realização das atividades. “A Caravana foi um sucesso. O curso trouxe muito aprendizado para a gente, desde questões de cidadania até de política. Esses dias foram uma experiência muito rica”.

O Dia de Lazer em Dário Meira teve também as apresentações de grupos locais de balé e capoeira. Segundo Susi Dócio, coordenadora de eventos, recreação e lazer da Sudesb, é muito importante valorizar o trabalho desenvolvido pela comunidade. “Essas apresentações servem para incentivar os moradores a olharem pra dentro do seu espaço, da sua cidade, e resgatarem a cultura local”.