Altura inadequada do balcão de atendimento, ausência de sinalização da rampa de acesso aos edifícios e lavatórios de banheiro sem barra de apoio foram algumas das infrações encontradas em agências bancárias, clínicas e hotéis, durante ‘operação acessibilidade’ realizada na quinta e nesta sexta-feira (26) em Salvador.

As irregularidades foram constatadas por fiscais do Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), em ação conjunta com a Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef). Até o início da tarde desta sexta-feira (26), cinco dos seis estabelecimentos bancários visitados foram autuados pelos fiscais.

Segundo o superintende do Procon-BA, Ricardo Maurício Freire Soares, a fiscalização não visa apenas defender os direitos de consumidores com deficiência, mas também idosos e qualquer outro cidadão que possua mobilidade reduzida. Os bancos autuados terão o prazo de 180 dias para efetuar as adequações em suas estruturas. Os estabelecimentos vão responder a processo administrativo no Procon, com direito a ampla defesa.