Cerca de 350 agricultores familiares participaram, no último final de semana, no auditório da Câmara Municipal de Itamaraju, extremo sul do estado, de uma audiência pública com o objetivo de apresentar os programas e as ações da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), receber solicitações de novos projetos e assinar convênios e termos de compromisso com entidades da região.

Foram apresentadas ações da CAR realizadas no âmbito de programas como o Produzir e Vida Melhor, que possuem vários projetos em execução na região. Entre eles, a Fábrica de Laticínios de Coaraci, inaugurada este mês, já beneficiando diretamente 300 famílias de produtores, além de outras ações que potencializam e agregam valor aos produtos da agricultura familiar.

Foram assinados convênios para a implantação de uma Casa de Mel com a Associação dos Pequenos Produtores de Mel de Itamaraju e construção de 37 sanitários residenciais com a Associação de Mulheres Voluntárias de Jucuruçu, além do recebimento de novas solicitações. Foi entregue ainda um projeto de Mecanização Agrícola para a Associação dos Pequenos Produtores de Bela Vista de Tururim, em Itamaraju, com trator e implementos agrícolas para dinamizar a produção.

O evento foi acompanhado pelo titular da Sedir, Wilson Brito, pela chefe de gabinete da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Fábia Reis, técnicos da CAR e representantes de associações, cooperativas, Movimentos Sociais, coordenações dos Territórios de Identidade Costa das Baleias e Extremo Sul, Ceplac, EBDA, Banco do Nordeste, Incra, 43ª Companhia da Polícia Militar, Sebrae, OAB e Fetraf, entre outros.