Os alunos do ensino médio e fundamental do colégio da rede particular de ensino, Cândido Portinari, no bairro do Costa Azul, em Salvador, apresentaram ao governador Jaques Wagner as medalhas de ouro e prata que conquistaram em uma das principais competições de robótica do mundo, a Robogames, na Califórnia (EUA). O encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira (24), na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

A equipe baiana, formada por alunos do ensino médio, venceu na categoria Futebol Lego. Já os alunos do ensino fundamental, com idades entre 12 e 14 anos, desenvolveram um robô para a categoria Sumô Lego e conseguiram ficar em sétimo lugar na competição, que envolveu 20 equipes.

Para os estudantes, o Robogames, mais do que uma competição, é uma experiência profissional. “Há muito estudo, pesquisa e trabalho. Isso nos ajuda a ter mais experiência e acrescenta muito ao nosso currículo”.
O aluno do 8º ano, do ensino fundamental, Pedro Quadros Freitas, tem apenas 13 anos, mas já consegue encontrar solução para qualquer questão relacionada à robótica. Ele afirma que faz questão de participar de competições porque consegue aprender com outros competidores.

Educação diferenciada

“Participar desses eventos é emocionante porque tenho a oportunidade de adquirir novos conhecimentos. É uma experiência única e soma muito ao nosso currículo”, disse Quadros.

De acordo com o governador Jaques Wagner, a formação em ciências e tecnologia é importante para uma educação diferenciada. “Esses jovens nos orgulha com essas medalhas. Acho importante, alunos do ensino fundamental e médio já terem esse contato com tecnologia, além das disciplinas regulares. As disciplinas que envolvem robótica ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e prepara os estudantes para um futuro promissor”.