As ocorrências de roubos a ônibus em Salvador caíram pela metade entre 1º de janeiro e 19 de maio de 2013, em comparação a igual período em 2012. Foram 410 ocorrências nos primeiros 139 dias de 2013, contra as 797 registradas no mesmo período em 2012, representando uma redução de 48,5%, de acordo com o levantamento estatístico feito pelo Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (GERRC), da Polícia Civil.

A partir de fevereiro, houve uma queda significativa do número de roubo a ônibus, tendo o percentual ficado em 57% naquele mês, em relação a fevereiro de 2012. Em março, a redução foi ainda maior, chegando a 64,2%. No mês de abril, a queda foi de 51,4% e em maio, até o dia 19, de 48,9%, quando comparada aos 19 primeiros dias do mesmo mês, no ano passado. Salvador tem registrado uma média de três roubos a ônibus por dia e de 88 ocorrências por mês, conforme os números do GERRC.

Oitenta assaltantes de ônibus foram presos em flagrante, entre 1º de janeiro e 19 de maio, tendo as equipes do GERRC cumprido oito mandados judiciais de prisão e apreendido 18 armas de fogo dentro de coletivos e em pontos de acesso de passageiros. A maioria das capturas e apreensões aconteceu em áreas de maior frequência de assaltos, como as avenidas Paralela, Centenário e Suburbana, assim como na BR-324, Estrada das Barreiras, São Caetano e outros bairros periféricos.

O delegado José Mário da Silva Mota, coordenador do GERRC, atribui a redução dos índices às ações de combate e prevenção a essa modalidade de crime, realizadas em conjunto com a Polícia Militar, por meio da Operação Gêmeos. “Campanas e blitze são feitas frequentemente em avenidas de grande extensão, na orla marítima e em bairros da periferia, resultando em autuações e detenções de assaltantes”, afirma o delegado. Ele ressalta que nessas abordagens, os policiais também orientam os rodoviários e os usuários de transporte coletivo sobre os cuidados e procedimentos a serem adotados, quando da ocorrência de assaltos.

O trabalho feito em parceria com as Delegacias Territoriais (DTs) também é destacado pelo delegado, como importante para a redução dos assaltos. Segundo ele, a maioria dos ladrões a ônibus tem passagem pelas DTs instaladas nos bairros da capital, o que facilita a identificação. Unidade policial especializada, subordinada ao Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), o GERRC tem sua base no Complexo Policial da Baixa do Fiscal. Denúncias podem ser encaminhadas através dos telefones 3117-6637 e 3117-6641.